Optimizar!

Pode ser um desejo de todos, mas para mim é uma espécie de farol. Queremos chegar a um resultado que deixará o negócio, o espaço e as pessoas mais leves, ainda que não estejamos a ver como se vai lá chegar.
Hoje vou falar-vos da intervenção na Quinta do Cerrado, no Alentejo.

O proprietário, Luís, pegou neste negócio de família - um espaço para eventos, de cariz rústico, no Alentejo. Gere-o com genica e vontade de o elevar a algo mais interessante do que aquilo que encontrou, mas o mercado dos casamentos é muito dinâmico, a oferta qualitativa cresce, os gostos mudam e as expectativas também. Detectou-se um decréscimo no entusiasmo e uma certa hesitação no momento de fechar o negócio.

Detectado o sintoma, qual seria a forma de o aliviar? Era claro que era necessária uma solução, mas qual a melhor decisão? Mudar tudo, apenas uns acertos aqui e ali (onde?), o que seria mais eficaz, na relação investimento/retorno, sem nunca comprometer o calendário dos eventos?

Ouvimos as queixas e os medos, estudámos o cenário, e concluímos que existiam dois caminhos possíveis: uma solução a longo prazo e outra que, sem grandes custos, adoptando soluções mais simples e rápidas, poderia alcançar um resultado de acordo com as necessidades.

O espaço precisava de um ambiente refrescado e suficientemente apelativo, mas sem perder a sua componente rústica.

Decidimos seleccionar, reorganizar e colocar em destaque os objectos bonitos que fazem parte da história do espaço e pintámos algumas paredes numa paleta de amarelo bem alentejano, com personalidade suficiente para aquecer e alegrar o ambiente.

Para estimular a imaginação, reservámos uma pequena zona de conversa com destaque para a decoração das mesas. Agora, entre dois dedos de conversa e um copo de tinto alentejano, afina-se a ementa, escolhe-se a decoração e antecipa-se a grande festa.

Optimização e fluidez em processo, mas ainda não terminada. Com a casa mais arrumada, passámos à logística e ao negócio, agilizando e reforçando o processo de venda. Feita uma análise aos números, passados, correntes e previsões de futuro, alterámos a estrutura de preços, a oferta associada e a duração do serviço.  

A Quinta do Cerrado apresenta-se agora com outra eficácia, um documento visualmente mais interessante e apelativo, e uma comunicação e serviço mais claros e transparentes. São muitos benefícios!

Encontradas as soluções, venham os novos desafios - e esta temporada já corre a todo o vapor, bem oleada.

Anterior
Anterior

Não sei por onde começar…