Quem não quer uma cozinha incrivel?

Começa o ano e passando a correr pelas novidades, dizem-nos os gurus que a cozinha é “o local” por excelência da casa. Não podíamos estar mais de acordo! No meu caso particular, grande parte do dia é passado entre a cozinha e o local onde trabalho.

Quando desenhei a casa onde vivo, esta foi a parte onde investi mais tempo. Fiz vários desenhos após ter como certo, que queria duas zonas bem definidas. Onde preparar os alimentos e onde disfrutar deles. Sempre tinha ambicionado uma área para estar com os amigos eu ao fogão e a festa mesmo ao lado.

Mas também sabia que não queria uma cozinha convencional, fechada e sem luz natural. Quase tudo o que a tendência para o novo ano nos aponta como a cozinha ideal ou usando o termo do momento, em open concept.

Se por acaso está numa fase de pensar ou repensar a sua futura zona de cozinha, tenha presente algumas ideias onde acertei e outras onde não fui nada bem sucedida.

O que voltaria a fazer igual,

·        Janelas generosas sobretudo porque a minha cozinha está virada a norte,

·        Área generosa, se esta ainda a desenhar o layout e poder uns 20/30m2. Nunca tenha medo de um volume grande, vai ver mais tarde que nunca há espaço a mais,

·        Duas áreas perfeitamente independentes: uma para preparação de alimentos e cozinhar e outra para arrumação e armazenar alimentos. O centro ficou para socializar,

·        Adjacente à cozinha, zona de lavandaria,

·        Não existem armários em altura. Tudo tem que estar à altura dos olhos. O que não está nunca irá ser usado. Experiência assim me ensinou noutras experiências,

·        Sala de jantar adjacente e em open space.

O que talvez agora não fizesse igual,

·        Zona de lavandaria muito pequena. Hoje e para a minha realidade, ter um secador de roupa faz todo o sentido.

·        Trocaria de bom grado a garrafeira que ocupa uma parede, por uma bateria de frio i.e., frigorífico convencional, arca em altura e frigorífico de bebidas.

·        Duplicaria a zona de armazenamento. Nunca é demais acreditem. Neste momento tenho uma solução compacta num armário que em tempos foi um roupeiro (não se riam, mas é verdade), cumpre para as necessidades existentes, mas podia ser um pouco mais funcional.

E agora deixo-vos alguma inspiração para sonharem com a vossa cozinha ideal.

Caso precisem de ajuda no assunto contacte-nos. Para grandes problemas, grandes soluções.

Próximo
Próximo

Sai uma pintura?